Simulado de segurança é realizado na Ilha Barnabé, em Santos

Setor portuário abre vagas para diversos cargos; veja as chances
setembro 24, 2017
Show all

Simulado de segurança é realizado na Ilha Barnabé, em Santos

Ação simulará um derrame de produto durante a operação de descarga de carregamento de óleo diesel.

O Plano Integrado de Emergência (PIE), da Associação Brasileira de Terminais Líquidos, realiza um simulado no cais da Ilha Barnabé, em Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (8). A previsão é que o procedimento comece por volta das 10h e dure, em média, 90 minutos. A ação simulará um derrame de produto durante a operação de descarga de carregamento de óleo diesel. O material será transportado do cais da Ilha Barnabé para o terminal da Granel Química.

Durante a ação, haverá o deslocamento de água, provocado pela passagem de outro navio pelo canal, o que provocará a movimentação do navio atracado no cais. Com isso, um dos mangotes acaba colapsando e provocando o derramamento de produto no píer e no mar.

O operador deve acionar o bloqueio de uma válvula e solicitar a parada imediata da operação de descarga no convés do navio. Na sequência, deve avisar o coordenador da equipe, que aciona o alarme de emergência e informa a segurança patrimonial, a gerência do terminal e a segurança do trabalho.

Há, então, o acionamento do PIE, do Corpo de Bombeiros, da Cetesb, da Assessoria de Comunicação e da Bem Emergências. Os brigadistas iniciam as ações de combate ao produto derramado, lançando espuma (LGE) sobre o líquido, trabalho que é comandado, logo depois, pelos bombeiros.

Os resíduos do produto são recolhidos, embalados, identificados e transportados para o terminal para aguardar destinação final. Uma outra equipe inicia o monitoramneto de uma mancha no estuário e coloca barreiras de contenção e de embarcações.

O simulado tem como objetivo avaliar o procedimento de comunicação do planto integrado de emergência e as técnicas de combate a incêndio e derrame de produto em uma plataforma de carregamento. Depois, serão feitas avaliações da ação das equipes e o que pode ser melhorado, caso ocorra algum acidente naquela região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *